domingo, 9 de dezembro de 2012

A Família



              O Natal - O Valor da Família
Cada Natal invade-me uma certa tristeza ao ver que muitos fazem um esforço enorme para armar a árvore de Natal, mas não prepararam o presépio. Esquecem-se que nele é que está o que é importante nesta quadra festiva.
Tu sabes qual é o significado de presépio? Significa o lugar onde se recolhe o gado. É o mesmo que curral e estábulo. Esta é também a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus, que ocorreu num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, por S. José, e por uma vaca e um jumento. Por vezes, acrescentam-se outras figuras, como pastores, ovelhas, os Reis Magos…
Durante séculos, o nascimento de Jesus no seio de uma família era o acontecimento central do Natal. Ainda é assim para milhões de pessoas em todo o mundo. Para estas, o resto é acessório e decorre deste acontecimento tão significativo.
Este mês de Dezembro, em que olhamos de forma particular para a família de Jesus, é uma boa oportunidade para falarmos do valor da família. É uma oportunidade para interpelarmos a nossa família à luz da família de Jesus.
Nos dias de hoje, a família é vista, por muitos, como um valor em crise. Muitos já não acreditam nela e outros tentam constantemente desvalorizá-la. Eu acho que devemos afirmar a sua validade e a sua centralidade na nossa vida pois ela é, essencialmente, uma escola de valores.
Eu acredito que a família foi, é, e continuará a ser, um valor fundante e primário, no sentido em que é a fonte e o viveiro de todos os outros valores que iremos afirmar e viver ao longo da nossa existência. O método usado para a assimilação desses valores é o do exemplo e do testemunho. Porque vemos a nossa família a afirmar e a viver certos valores, aprendemos a personalizá-los, a torná-los nossos e a vivê-los também.
É verdade que a família é constantemente confrontada com obstáculos, dificuldades e desafios que parecem abalá-la, mas nunca conseguirão destruí-la. Os laços de amor – característica fundamental da verdadeira família – não deixarão que isso aconteça e saberão protegê-la e fortalecê-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário