segunda-feira, 12 de novembro de 2012


                                   Entusiasmo
A palavra entusiasmo vem do grego, a partir da junção de três palavras: «en», «theos» e «asm». «Theos» é Deus, «en» é um prefixo que significa dentro e «asm» designa em acção. Portanto, literalmente, entusiasmo significa Deus dentro de nós em acção.
Assim, o significado para «entusiasmo» era o de exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina. Para os Gregos (que eram politeístas), a pessoa entusiasmada era aquela que estava possuída por um dos deuses, e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer coisas extraordinárias. Quando é Deus que inspira as nossas acções, só podemos esperar coisas boas e positivas. 
Viver entusiasticamente é viver intensamente. Se compreendêssemos o quanto representa para a felicidade o estado de espírito impregnado de entusiasmo, certamente nunca deixaríamos de buscar possuí-lo. Não basta crer, não basta amar, é preciso que o façamos entusiasticamente, com o uso de toda a energia que nos foi dada e concedida para ser utilizada em nosso favor e em favor das outras pessoas. 
O entusiasmo é aquela força que torna uma pessoa velha jovem; que transforma a mediocridade em excelência; que ilumina, com aspecto brilhante, um rosto triste; é o carisma que atrai pessoas para o nosso lado para absorverem a alegria que brota do nosso coração.



Sem comentários:

Enviar um comentário