segunda-feira, 17 de junho de 2013

Joel Button...um pacifista!

EMRC com Joel Buton

Joel Buton é um francês solteiro, atualmente com 53 anos de idade que desde 1999 já percorreu, a pé e empurrando um enorme carro de mão, como se pode ver na foto, mais de 28 países. Diz que ainda não fez a contabilidade aos países que já visitou.
A caminhada começou no dia 29 de Maio, nos Campos Elísios, em Paris, e já o fez percorrer milhares de quilómetros, atravessando França, Bélgica, Holanda, Finlândia, Estónia, Croácia, Polónia, República Checa, Grécia, Espanha e atualmente percorre Portugal.
Da conversa que mantive com ele, verifiquei que é um pacifista assumido e militante, diz que foi fortemente influenciado pelo exemplo e pela luta da princesa Diana, de Inglaterra, contra o fabrico e o uso de minas terrestres antipessoais, que têm morto ou mutilado centenas de crianças em todo o mundo.
Após a morte da princesa, segundo relata Joel, pegou firme na sua mensagem pela abolição total das minas antipessoais e deu início à sua peregrinação, colhendo assinaturas de pessoas e de instituições, oficiais e particulares, contra estes engenhos explosivos, pelos locais por onde passa.
O pacifista conta com dezenas de cadernos cheios de assinaturas e com igual número de cartas de apoio, que pretende no fim da sua campanha “entregar ao presidente Barak Obama, dos EUA, Nobel da Paz e ao secretário-geral das Nações Unidas”.
No final da nossa conversa, ofereci-lhe algumas t´shirts e ele mostrou especial carinho pela de EMRC. Manifestou curiosidade em saber como era esta disciplina e deixou-nos uma mensagem: “Digam às crianças que eu luto por elas”.


Joaquim Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário